As Nossas Notícias

No dia 15 de janeiro, a companhia de teatro USINA apresentou a peça “(In)Dependências”, espetáculo de Teatro Debate constituído por cinco situações que caraterizam diferentes tipos de dependência. O Teatro Debate assenta, fundamentalmente, na participação ativa do público, realçando, assim, a importância da opinião individual numa discussão geradora de soluções para os diferentes problemas apresentados.
Esta participação do público, na 2ª parte da peça, aconteceu sempre que um aluno reagiu à forma como a situação era representada. Surgiu, então, a possibilidade de subir ao palco, vestir a personagem e dar um curso diferente à cena. Foram descobertos muitos potenciais atores e atrizes!

E do improviso aconteceu o debate...

 

Ver Fotos

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Nesta edição a temática incide sobre “Igualdade de Género – um debate para Tod@s”.

Enraizado desde há muito nesta comunidade educativa, o projeto teve a Sessão Escolar dos alunos do Ensino Secundário, no dia 8 de janeiro, com a presença da Senhora Deputada Joana Lima. Os estudantes do Ensino Básico, animaram o debate a nível de escola, no dia 12 de janeiro, com todos os elementos pertencentes às dez listas a concurso.

 

Ver Fotos

Congratulamos todos os alunos do nono ano pela participação na atividade “Mesas de Natal”. A excelência do resultado do vosso trabalho, como já vem sendo hábito, espelha-se no deslumbre das mesas a concurso. O requinte, a abundância, a qualidade, a criatividade e a animação que predominaram durante o evento transportou-nos, diretamente, para a noite de Natal. O júri teve uma tarefa muito árdua, já que a qualidade do trabalho apresentado foi soberbo.

A todos muitos parabéns!

 

Ver Fotos

No âmbito da Feira do Livro, os alunos do 11º e 12º anos, assistiram a uma palestra com o escritor Alberto S. Santos. Para além de dar a conhecer o autor e a sua obra, particularmente a sua mais recente publicação, A Arte de Caçar Destinos, apreender a importância da interação da História e da Literatura na conceção do romance histórico e desenvolver o espírito crítico, foram alguns dos objetivos subjacentes à atividade.

Com A Arte de Caçar Destinos, “Alberto S. Santos faz reviver, não apenas a História, mas também tradições, crenças e costumes que o tempo, impiedosamente, tenta apagar.”, captando facilmente a atenção do auditório.

 

 

Ver Fotos

No âmbito da Feira do Livro e numa perspetiva de motivar e incentivar os jovens para a leitura e escrita, Cidália Fernandes, em conversa com os alunos do 10º ano, apresentou a sua última obra, Em Redes. As aventuras de jovens estudantes, o relacionamento professor/aluno, a vida misteriosa de algumas personagens, são alguns dos ingredientes que caracterizam esta obra que retrata, em sete dias, a vivência dos alunos em contexto escolar.

 

Ver Fotos

“Mais se aprende na leitura meditada de um só livro, de que no folhear, levianamente, milhares de volumes.“, Júlio Dinis

Afinal ler é uma atividade do agrado dos jovens. Que o digam os alunos do 8º ano, participantes, no dia 30 de novembro, no concurso “Incentivo à Leitura”. O empenho e entusiasmo destes jovens, levam-nos a aguardar com expetativa a próxima edição.

 

 

Ver Fotos

El Día Nacional de España, también conocido como Día de la Hispanidad, se celebra cada año el 12 de octubre. La efeméride conmemora el día que Cristóbal Colón pisó América en 1492, lo que significó la conexión entre el mundo conocido hasta entonces y el nuevo mundo. Y desde 2014, también se conmemora el Día de la lengua española, después de que la Organización de Naciones Unidas (ONU) así lo estableciera como un elemento más de unión y consolidación del mundo hispánico.
Esta escuela, en el ámbito de la asignatura de español, señaló la efeméride con una lanzada de globos y con un concurso de sevillanas.

 

 

Ver Fotos

Os alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, dinamizaram um concurso subordinado ao tema "Rosa dos Ventos", participando ativamente na realização dos trabalhos. Aberta a toda a comunidade educativa, a exposição esteve patente na Biblioteca de 4 a 7 de Dezembro.
O entusiasmo e empenho nesta atividade foram visíveis na diversidade dos trabalhos expostos, não tendo sido, por isso, tarefa fácil nomear os vencedores. No entanto, após a deliberação final do júri, a turma E arrecadou o 1º e 2º lugares e a turma A o 3º lugar.

 

 

Ver Fotos

Aos Alunos

 

"O período que termina nesta fase das suas vidas, é determinante para o seu futuro, ajudará a definir a sua carreira, marcará a sua personalidade, criou laços afetivos que os acompanharão ao longo da vida. Temos a certeza de que, em conjunto, trabalhamos para que consigam fazer a diferença numa sociedade exigente, às vezes agressiva, onde o que, individualmente, conquistaram de conhecimento, de competências técnicas, sociais e afetivas, são a resposta aos sonhos de cada um"

in Editorial do Diretor


Ver Fotos

  

O Sarau Gímnico tem sido um dos momentos marcantes do final do ano letivo. Este ano não foi exceção e o evento apresentou a qualidade e o entusiasmo a que já nos habituou. Durante quase duas horas, no dia 9 de junho, os alunos puderam mostrar a toda a comunidade penafidelense do que melhor se faz nesta escola no âmbito do desporto. Impressionante foi o número surpresa: pais e encarregados de educação, numa coreografia ao ritmo do rock and roll, espelharam a alegria que se vivencia nesta instituição.

 

Ver Vídeos

Anteriores