Biblioteca Escolar - Notícias

No dia 24 de abril de 2015, pelas 21:00 horas, decorreu, na Biblioteca da nossa escola, mais uma tertúlia literária inserida na atividade “Era uma vez um Poeta…”. Desta vez o poeta homenageado foi Miguel Torga.

Com a participação de pais e encarregados de educação, alunos e professores, falou-se e declamou-se poesia.

 

 

 

 

Ver Fotos

No dia 19 de março, os alunos do 12º T, acompanhados pela professora Cidália Fernandes, percorreram vários espaços da escola para a leitura dramatizada de poemas.  Para além de algumas salas de aula, visitaram também a cantina, o bufete, a papelaria, a secretaria, a biblioteca e a sala de professores.

Esta atividade denominada “Poesia na Escola” esteve inserida na Semana da Leitura e pretendeu divulgar a temática “Palavras do Mundo”.

É de realçar o agrado e a satisfação por parte dos visitados, que agradeceram a visita com palavras, sorrisos e aplausos. Neste contexto de letras e palavras, a turma do 11º M retribui a surpresa com a leitura de poemas em inglês.

A equipa da BE agradece a todos os que participaram nesta iniciativa.

 

 

 

 


Ver Fotos

No âmbito das comemorações da Semana da Leitura, promoveu-se, no dia 18 de março, um Encontro de Escritores, no polivalente da nossa escola. Estiveram presentes Cidália Fernandes e o Padre Mário de Oliveira, fazendo a apresentação da obra mais recentemente editada de cada um. Assim, o Padre Mário de Oliveira apresentou o último livro publicado pela escritora Cidália Fernandes, A casa da Lua, que, por sua vez, apresentou a última obra publicada por Mário de Oliveira, Quadras e outros cantos - poemas.

Os autores partilharam emoções, sentimentos e experiências, respondendo amavelmente às questões apresentadas pelos alunos.

A BE agradece a presença e a participação de todos.



 


Ver Fotos

No dia 17 de março, na Biblioteca da nossa escola, decorreu mais uma maratona de leitura. Esta atividade, inserida na Semana da Leitura, contou com a participação de várias turmas acompanhadas pelos seus professores. Todos leram poemas e textos narrativos em português, francês, inglês e espanhol.

A equipa da BE agradece a todos os que participaram nesta iniciativa.

 

 



Ver Fotos

Numa noite dedicada à poesia, Era uma vez um poeta… deixou entrar, na Biblioteca, António Nobre.

Com a participação de pais e encarregados de educação, alunos e professores, falou-se e declamou-se este poeta que tão bem soube retratar as nossas gentes e a nossa cultura.

O presidente da ANTO (Associação dos Amigos de António Nobre), contribui ainda para a atividade com referências únicas e curiosidades sobre a vida e obra do poeta.

 

 

 

 

 

 

Ver Fotos

O polivalente da Escola Secundária de Penafiel, foi mais uma vez palco para as comemorações da Restauração da Independência Nacional.

Esta atividade, incluída no Plano Anual de Atividades da Biblioteca, foi dinamizada pela professora Cidália Fernandes e pelos alunos do 12º M. De uma forma animada, os atores foram desfilando pelo palco, dando vida a algumas das individualidades mais marcantes do nosso país e mostrando os momentos mais importantes que tornaram viva a nossa história. Foi uma atividade com uma vertente lúdica, educativa, pedagógica e didática, associando o lazer, a história, a música e a literatura.

A equipa da BE agradece a presença e a colaboração de todos.



Ver Fotos

No próximo dia 7 de novembro vai realizar-se, na biblioteca da nossa escola, pelas 21:00 horas, a atividade “Era uma vez um poeta”, dedicada a António Nobre.

Num primeiro momento, será feita a dramatização da vida e obra do poeta, ao mesmo tempo que serão lidos alguns dos poemas mais representativos do poeta.

O segundo momento será preenchido com a leitura informal de poesia de autores diversos (inédita ou conhecida).

A atividade tem como objetivo principal promover a leitura e o gosto pela poesia, divulgando a obra de poetas portugueses e promovendo, ao mesmo tempo, a interação escola / comunidade, através da poesia.

Esta atividade decorrerá duas vezes por trimestre, em datas a determinar.



Em celebração dos 800 anos do conhecimento dos textos mais antigos em Língua Portuguesa, no dia 4 de abril, pelas 10:30 horas, a biblioteca homenageou os dois maiores ícones da literatura portuguesa – Luís de Camões e Fernando Pessoa. Os alunos do 12º M, do Curso de Animação Sociocultural, apresentaram uma dramatização da vida e obra de Luís de Camões à qual se seguiu a apresentação de alguns momentos da relação de Fernando Pessoa com Ofélia Queirós. Foram momentos muito interessantes e pedagogicamente enriquecedores. O público aderiu com entusiasmo e interesse, tendo revelado muita satisfação e agrado pelos momentos vivenciados. A BE agradece a todos os presentes e colaboradores.

 

 

 

No âmbito das comemorações da Semana da Leitura, promoveu-se, no dia 01 abril, o encontro com a poesia, a música e a fotografia, no auditório da nossa escola. Estiveram presentes o poeta José Miguel Gomes, o músico e maestro José Pedro Barbosa e o fotógrafo Norberto Valério. Os autores apresentaram as suas obras, partilharam emoções, sentimentos e experiências, respondendo amavelmente às questões dos alunos e dos professores.
O evento contou com a participação de alunos dos 7º e 12º anos que declamaram alguns poemas do poeta presente, tendo ainda duas alunas cantado e tocado um tema poético do mesmo autor. Foram ainda tocados dois temas musicais, pelo jovem maestro José Pedro Barbosa, acompanhado por dois alunos da nossa escola.

A BE agradece a presença e a participação de todos.