A Escola Secundária de Penafiel foi distinguida com o prestigiado Prémio Traduzir 2025, atribuído pela Universidade Católica Portuguesa. O concurso, que reconhece anualmente as melhores traduções para língua portuguesa a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola, distingue os melhores trabalhos realizados por alunos do ensino secundário.
Após reunião e deliberação do júri, composto por um painel de seis especialistas da área da tradução e estudos de cultura, foi anunciada a lista dos vencedores e das menções honrosas desta edição, tendo sido a Escola Secundária de Penafiel reconhecida com o 1.º lugar na área de Alemão, através do excelente trabalho desenvolvido pelo aluno Leonardo Daniel Pires Tavares Soares, e com a 2ª Menção Honrosa na área de Espanhol, pelo trabalho elaborado pela aluna Gabriela Oliveira Ventura Silva.
O júri foi constituído por Alexandra Lopes (coordenadora da área científica de Estudos de Cultura e tradutora), Ana Margarida Abrantes, Jorge Vaz de Carvalho, Rita Bueno Maia, Maria Rita Furtado e Rita Custódio – reconhecidos académicos e profissionais na área da tradução literária.
A cerimónia de entrega do Prémio Traduzir 2025 decorrerá no dia 30 de Setembro, às 14.30 horas, no Pólo de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.